Chevrolet Malibu 2010: a resposta da GM ao Ford Fusion, Honda Accord e Toyota Camry

postado em 30 de nov de 2009 18:03 por Veiculos Phenom   [ 12 de jun de 2010 23:46 atualizado‎(s)‎ ]
Atenção: Veja mais informações sobre o lançamento do Chevrolet Malibu 2010 no Brasil em nosso Blog: www.car.blog.br



O Chevrolet Malibu é o concorrente direto do Ford Fusion no Brasil. Sendo importado a partir de junho  de 2010, configura-se como uma alternativa interessante ao sedã de luxo da Ford no Brasil. O Malibu é um carro completo e que não tem pontos fracos evidentes. Em comparativos de sites e revistas estrageiros, o Malibou conseguiu um feito que poucos carros americanos conseguiram: encarar de frente concorrentes de peso como Honda Accord, Toyota Camry, Nissan Altima e Mazda61i Sport.


A missão do Malibu no Brasil é penetrar no mercado dominado por Fusion, Jetta, Azera, e, em um nível mais elevado, Accord e Camry. O Malibu tem um estilo conservador, no qual os projetistas procuraram evitar inovações excessivas, porém elegante e contemporâneo. Nesse aspecto ele difere tanto dos Accord e Camry, quanto do Fusion, carros que vieram com inovações visuais que nem sempre são consideradas de bom gosto. O Malibu não inova, mas também não comete nenhuma gafe estilística.


A estrutura do Chevrolet Malibu foi projetada pela Cadillac, e carrega o DNA da divisão de alto luxo da companhia americana. Por outro lado, o pára-brisa inclinado, os extensos painéis de portas com pequenas luzes laterais, e a porção traseira musculosa parecem ser inspirados positivamente nos Lexus.


As linhas clássicas e atraentes estão presentes também no interior do Chevrolet Malibu. Os interruptores têm a aparência dos encontrados nos Toyota Camry, o que indica um nível de acabamento compatível com sua classe. Os acentos dianteiros são confortáveis e o revestimento dos bancos oferecem um apoio lateral adequado.  


O Chevrolet Malibu é escancaradamente preocupado com o conforto de seus ocupantes, flutuando sobre as ondulações do asfalto como um creme de leite sendo derramado sobre morangos. Apesar de a condução esportiva não ter sido o principal objetivo do projeto do Malibu, o fato é que o Chevrolet tem um comportamento dinâmico tão refinado que lhe coloca no topo de uma comparação direta contra Fusion, Accord e Camry. 


Apesar de o Malibu apresentar um pouco mais de rolagem da carroceria que o Fusion, a engenharia da GM fez um trabalho excepcional ao tornar o comportamento do carro previsível e sem qualquer tipo de surpresa. Evidentemente não é um carro para se colocar em um circuito de corrida, porém ele entrega uma condução segura.


O Chevrolet Malibu no Brasil disporá de um motor motor 4 cilindros de 2.4L e potência de 171cv, associado a uma caixa de transmissão automática de seis velocidades, que pode ser configurada para permitir trocas manuais. 


Se formos fazer uma classificação entre esses sedãs disponíveis no Brasil, poderíamos dizer que o Ford Fusion ficaria em quarto lugar, atrás do Honda Accord, em terceiro, e depois Toyota Camry - segundo lugar, todos atrás do Chevrolet Malibu na primeira posição.


A julgar pelo que o Chevrolet Malibu apresenta nos Estados Unidos, o sedã da GM tem tudo para criar sérios problemas para o Ford Fusion, e incomodar seriamente Honda Accord, Toyota Camry, VW Jetta e Hyundai Azerra.



Veja mais informações sobre o lançamento do Chevrolet Malibu 2010 no Brasil em nosso Blog: www.car.blog.br
Comments