Ferrari F355 F1 GTS

postado em 15 de nov de 2009 16:35 por veiculos phenom   [ 12 de jun de 2010 23:19 atualizado‎(s)‎ ]

Vamos supor que seja possível esquecer, por um instante, que você está ao volante de uma Ferrari, e não de qualquer Ferrari, mas talvez a melhor Ferrari "mainstream" da história - a F355. Esqueça a bela paisagem, a estrada lisa e vazia à sua frente. Tente esquecer também a velocidade - que deve ser, provavelmente, excessiva. Esqueça o Golf GTI e o Honda Civic que tentaram te seguir por alguns instantes. Esqueça tudo isso e apenas ouça.

O som que vem de trás é produzido por um V8 de quarenta válvulas, com partes em titânio, girando a mais de oito mil rotações por minuto. Não, não é o som de um V8 de um muscle-car tradicional. Em vez disso, você ouve a sinfonia de dois quatro cilindros juntos, duplicados e justapostos, um à esquerda e um à direita, como em um CD duplo do Iron Maiden. O som não é macio, tampouco melodioso, mas é absolutamente irresistível. Não há nada parecido.

Outros carros podem oferecer o visual, a performance e até mesmo o prestígio de uma Ferrari, mas nenhum deles oferece o som de uma Ferrari. O conta-giros chegou na faixa vermelha agora. Apure os seus sentidos, perceba como tudo passa mais rápido à sua volta, e sinta a emoção inigualável de pilotar este carro em plena aceleração e em quinta marcha.

Esse prazer inigualável está ao alcance dos mortais comuns em viagem aos Estados Unidos:  em  cidades como Nova York, Boston, Washington e Miami existem locadoras de veículos de alta performance, como esta F355. No portfólio dessas locadoras você pode encontrar até um Viper de terceira geração com 750cv, que é anunciado como o "carro mais rápido para se alugar dos Estados Unidos". Comparado a um Viper desse, a Ferrari F355 é apenas rápida, mas contra carros esportivos não modificados atuais, esta Ferrari de mais de dez anos ainda faz bonito.

Ela é capaz de fazer de zero a quatrocentos metros em treze segundos . O motor é solto e disposto, sobe de rotação com extrema facilidade, e foi projetado sem as restrições das legislações atuais anti-poluição. Comparado com um Porsche da mesma época, a Ferrari puxa com menos autoridade em baixas rotações, mas supera qualquer Porsche quando o velocímetro ultrapassa os 80Km/h.

O interior da F355 é deliciosamente retrô. Sim, ela dispõe dos paddle-shifts no volante para troca de marchas, e eles funcionam como se espera, produzindo um "clanck" sólido a cada troca de marcha. A direção e os freios são precisos e sensíveis. A visibilidade é surpreendentemente boa, muito melhor do que se encontraria em um Corvette ou em um Viper. A diretriz de Luca di Montezemolo para os projetos Ferrari - tornar a Ferrari um carro utilizável no cotidiano - está evidentes por toda a parte: os controles do ar-condicionado são fáceis de entender e há espaço de sobra para os ombros.

Enquanto a F355 tem suas raízes estilísticas na 308GTS, a posição de pilotagem e a visão que se tem no cockpit são mais próximos da Bertone 308GT4. Há uma sensação de estar sentado bem à frente do carro, quase que debruçado sobre as rodas dianteiras e muito próximo do chão. É completamente diferente de uma Ferrari com motor dianteiro, e rapidamente se entende porque os tifosi se dividem em duas clãs: os fãs das descendentes da Daytona e os da Dino. 

A maioria dos apaixonados por carro que nunca teve a oportunidade de dirigir uma Ferrari na vida real podem imaginar o que seja dirigir esta F355 sabendo que, uma vez ao volante, se você esticar sua perna esquerda, você irá bater na caixa de roda interna esquerda, o que mostra o quão adiantada é a posição de pilotagem da F355.

A maioria dos Ferrari que estão disponíveis para aluguel nos EUA são ou velhas e cansadas 360 Modena ou caríssimas F-430. Mas se você escolher uma F355 você pilotará um carro feito com a filosofia de oferecer o mesmo nível de performance de carros modificados. Se você tiver sorte e encontrar um emblema "Challenge" na traseira, então saiba que você estará com uma versão ainda mais exclusiva, com suspensão, freios e mapeamento do motor aperfeiçoados para a maximização do desempenho. Cada parafuso da suspensão é de especificações especiais e até as costuras do couro dos bancos são diferenciadas. O carro é razoavelmente completo e dispõe até de um sistema de som compatível com o iPod.

A F355 é provavelmente a melhor Ferrai dos últimos vinte anos, da mesma forma que o Porsche 993 é considerado o melhor Porsche desse período. Em ambos os casos, a tecnologia, a usabilidade e a personalidade se combinam para proporcionar uma experiência de condução inigualavelmente purista no sentido esportivo.

Há potência disponível e performance pelo menos umas três vezes superior ao que qualquer mortal é capaz de usar, é tão linda que é praticamente impossível de sair dela e não ficar paralisado olhando suas formas. E não há qualquer traquitana eletrônica para salvar os hiposuficientes em talento para a pilotagem de suas próprias falhas. Sem dúvida alguma, se você só tiver a oportunidade de pilotar uma Ferrai uma vez na vida, você tem que dirigir a F355.

O custo de alugar uma F355 é algo como US$1K/ dia, nos EUA. Talvez existam outras opções de torrar uma grana dessas, como um curso de pilotagem em Interlagos, ou colocar um conjunto novo de rodas no seu carro, mas quando você chegar perto de uma F355 e ouvir o ruído do seu V8, você se esquecerá rapidamente das outras opções.

Veja notícias sobre automóveis acessando www.car.blog.br

Comments