Avaliação de carro usado: Civic LX 2001 

A sétima geração do Honda Civic, lançado no Brasil em 2001, é um sedã médio econômico, resistente, de baixa manutenção, confortável e com desempenho adequado.



O Civic 2001-05 é um sedã de quatro portas, com motorização 1.7L, e câmbio automático de 4 velocidades ou manual de 5 velocidades. Os motores diferem um pouco entre as versões LX/LXL e EX: ambos são 1.7L, porém o da versão EX dispõe de comando de válvulas variável (VTEC), o que faz sua potência chegar a 130cv. Nas versões LX e LXL, sem comando variável, a potência fica em 115cv.

A suspensão dos Civic´s de 2001 a 2005 são do tipo McPherson na dianteira e Double Wishbone na traseira. O sistema de freios ABS é padrão na versão EX.



No interior, o Civic é bastante espaçoso para um sedã médio. Uma das novidades da sétima geração foi a introdução do assoalho traseiro plano. Os ajustes e as partes internas que compõem o painel, portas e consoles são muito bem ajustados, o que mostra a elevada qualidade do interior.

Os controles são de fácil entendimento e manuseio, e a ergonomia é bem cuidada. O painel de instrumentos é simples e fácil de ler. O assento do motorista é confortável e dá um bom suporte ao corpo mesmo em condução um pouco mais esportiva. O banco traseiro, além de muito confortável, tem a possibilidade de dobrar, ampliando, de forma considerável, o espaço do porta-malas, permitindo levar carga extra. O espaço para passageiros é surpreendentemente amplo, ficando muito acima da média dos carros de sua categoria.






Na estrada, Honda Civic tem um uma boa performance, mesmo quando se atinge elevadas velocidades. Em altas rotações o ruído do motor mostra-se um pouco elevado, e em condução de passeio em estrada ouvem-se ruídos rodoviários e aerodinâmicos. Em nenhum caso, porém, chega a comprometer o conforto dos passageiros.

O Civic de sétima geração (2001 á 2005) foi testado pelo Instituto Americano de Segurança Automotiva. Nesses testes, recebeu a classificação de cinco estrelas tanto para o condutor quanto para o passageiro da frente. O carro também foi testado pelo Instituto de Segurança Rodoviária dos Estados Unidos, e, também nesse caso, recebeu a classificação geral “boa”. Esses dados mostram que os Honda Civic de 2001 a 2005 são veículos muito seguros.





Consumo e performance

Aceleração 0-100Km/h : 14s

Consumo médio (gasolina): 11Km/L


Conclusão

A aquisição de um Honda Civic 2001 a 2005 é uma ótima opção no mercado de usados. Trata-se de um carro confiável, econômico, de baixa manutenção, confortável e seguro. Além disso, um carro desse em boas condições de conservação tem liquidez certa, pois é muito fácil de ser vendido, o que faz com que ele tenha baixo índice de desvalorização.