Contate-nos

Avaliação de carro usado: Corsa Sedan 2003

O Corsa Sedan 2003, mesmo nas versões com motor 1.0, é um ótimo carro para quem curte uma estrada. O carro tem banco do motorista com regulagem de altura, o que confere uma boa posição de dirigir. 

O modelo compacto da GM tem uma suspensão acertada, que proporciona conforto aos passageiros com maciez na medida certa, sem, contudo, se tornar um carro excessivamente mole. Além disso, a qualidade construtiva o exime de ruídos e grilos. É comum observar Corsas com mais de seis anos de uso e com quilometragem em torno dos 100.000Km rodados com o interior impecável e sem ruídos internos.


Corsa 2003 - Versão Maxx

Motor

A versão 1.0 tem um motor de 71 cavalos – um nível de potência respeitável para essa cilindrada. Evidentemente, no uso em cidade ele pode se mostrar um pouco lento nas arrancadas, mas em estrada o Corsa 1.0 deslancha muito bem.

Interior do Corsa 2003

Cuidados na compra

Ao adquirir um Corsa usado 2003, observe com cuidado os rolamentos do tensor da correia e a mangueira da direção hidráulica. Verifique também se não há lâmpadas queimadas e se o ar-condicionado está funcionando (gelando) adequadamente. São  alguns pontos que costumam apresentar problemas nos Corsa.

Um motor GM VHC Flex 1.0 que equipa o Corsa costuma chegar aos 100.000Km com engrenagens, luvas, garfos, anéis sincronizadores e rolamentos e perfeito estado de conservação, como novos.  


Painel de instrumentos

O sistema de freios, suspensão e direção precisam de cuidados adicionais. Na compra de um carro usado, sempre é necessário verificar o estado das pastilhas de freio. Apesar de serem componentes relativamente baratos, exigem troca a cada 30.000Km. Na suspensão é importante avaliar a situação dos amortecedores, principalmente. 

A direção também é algo importante a ser analisada, para verificar se não existem folgas excessivas. Além disso, é importante fazer o balanceamento e o alinhamento do Corsa a cada 10.000Km, para manter os pneus e a suspensão em bom estado de funcionamento.


Visor superior com indicação da sintonização do rádio

Performance e consumo (versão equipada com motor VHC 1.0)

Aceleração de 0-100Km/h : 20s
0-1000 metros : 39,41s
Consumo médio: 11,2 Km/L de álcool

Características Técnicas

Conclusão

O Corsa 2003 VHC 1.0 é um bom carro, sobretudo se for utilizado na estrada. A compra de um carro usado sempre exige cuidados, mas um modelo que tenha sido bem cuidado, com trocas de óleo constantes e revisões periódicas é uma ótima opção de veículo que pode ser encontrado por um bom preço e apresenta uma excelente relação custo/benefício.