Ford vai ampliar a fábrica de Camaçari (BA) e investir R$4 bilhões no Brasil

Post date: Nov 20, 2009 3:43:36 PM

A Ford é a única das três gigantes norte-americanas do setor automobilístico que conseguiu atravessar a crise nos Estados Unidos sem pedir empréstimos ao governo americano. Essa condição financeira relativamente confortável correlaciona-se com o amplo processo de redução de custos iniciado há mais de três anos em suas operações nos Estados Unidos.

As operações brasileiras da Ford foram também afetadas por esse programa, tendo em vista que os investimentos em novas fábricas e em novos produtos ficou bloqueado durante esse período. De fato, desde o lançamento do EcoSport que a Ford não lança um carro novo totalmente fabricado no Brasil. O novo Ka, lançado há dois anos, é uma reformulação do modelo anterior. E os demais lançamentos são veículos importados do México e Argentina, principalmente.

No contexto das fábricas, a unidade de Camaçari (BA) opera em sua capacidade máxima já há algum tempo, durante 24 horas por dia, com produção anual de 250.000 carros. A unidade baiana, que é considerada referência dentro da companhia, é uma das plantas que serão beneficiadas pelo novo programa de investimentos anunciado pela montadora norte-americana, e que prevê investimentos de R$ 4 bilhões .

Essas ampliações inserem-se dentro do plano de diretrizes estratégicas, que tem como um de seus objetivos ampliar a participação da Ford no mercado brasileiro, que há mais de dez anos oscila entre 10% e 11%. Neste momento, a Ford ocupa o quinto lugar no mercado brasileiro, com uma participação de 10,38% do mercado.

Fonte: Valor Econômico

Veja mais notícias sobre carros acessando: www.phenomveiculos.com.br/noticias