GM poderá ser comprada pela China

postado em 24 de nov de 2009 05:00 por Veiculos Phenom   [ 24 de nov de 2009 05:16 atualizado‎(s)‎ ]

Uma idéia que à princípio pareceria absurda, mas que alguns analistas da indústria automobilística acreditam ser possível.

"Os chineses estão focados em compras do setor automotivo dos EUA", disse disse David Cole, presidente do "Centro de Investigação Automotiva", uma consultoria de Michigan, acrescentando que o tal acordo não é iminente, mas que pode vir a acontecer pois seria uma grande oportunidade para a nascente indústria automobilística chinesa.

Os chineses já demonstraram uma vontade de comprar algumas das marcas americanas. A própria divisão Hummer da GM está em processo de finalização de venda para a "Sichuan Tengzhong Heavy Industries". A Ford Motor está em negociações para vender a Volvo para a montadora chinesa Geely.

Segundo  Bob Schulz, analista de crédito da Standard & Poor's, a idéia não é absurda, desde que o governo norte-americano não se oponha. De qualquer forma, não seria barato. O valor de mercado da GM, hoje, é de US$ 42 bilhões, e esse preço pode subir caso exista um real interesse de compra por parte do governo chinês.

Fonte: CNN Money

Comments