Volkswagen supera a Toyota e é a maior do planeta

Post date: Nov 11, 2009 5:31:26 PM

O grupo Volkswagen Porsche superou a Toyota e se tornou o maior fabricante de carros do mundo. A gigante alemã beneficiou-se dos pacotes de estímulos econômicos adotados por governos de diversas partes do planeta.

O fabricante do Golf, Polo, Gol e dos Porsche produziu 4,4 milhões de veículos este ano, ultrapassando em 400.000 carros sua rival japonesa, que alcançou 4 milhões de unidades produzidas no mesmo período.

A Volkswagen lançou uma gama de modelos adaptados para o mercado chinês e vendeu 128.000 carros lá em julho, o que representa quase 25% de suas vendas globais, deixando evidente a estratégia agressiva da VW para o mercado chinês - que já é o maior do mundo.

Segundo a IHS Global Insight a ascensão da VW foi facilitada também pela decisão da Toyota de reduzir sua produção no primeiro trimestre do ano, o que se refletiu em uma queda de 2,1 milhões de carros no trimestre, para 1,1 milhões.

A Toyota, que agora é a segunda maior montadora do mundo, ultrapassou no ano passado a General Motors, que detinha o título de maior fabricante do mundo há 80 anos.

Veja os números da Volkswagen:

Fonte: The Guardian UK / Fortune Global US

Visite nosso portal de reportagens sobre automóveis: www.phenomveiculos.com.br/noticias