Volkswagen, Toyota ou GM: quem é a maior do mundo?

Post date: Nov 18, 2009 6:04:49 PM

A Volkswagen quer tirar da Toyota o posto de maior fabricante mundial de carros até 2018. Quando a estratégia foi anunciada, neste ano, muitos analistas da indústria automobilística acharam que não era algo factícvel, e que, em 2018, caso da VW não tivesse sucesso em se tornar a primeira, ninguém mais se lembraria mais disso.

Alguns dias atrás, nós informamos que a VW tinha se tornado a maior empresa do mundo nos primeiros nove meses de 2009. O grupo Volkswagen/Porsche produziu 4.4 milhões de carros até setembro/2009, contra 4 milhões da Toyota. Algumas especulações posteriores porém informam que a forma como foram contabilizadas as vendas dos grupos podem estar equivocadas, e se fossem somadas as vendas de subsidiárias menores, a Toyota continuaria sendo a primera.

Muita calma nessa hora. O fato é que a Volkswagen ainda precisa de alguns anos para superar a Toyota, e, segundo os dados do jornal alemão “Das Autohaus”, a surpresa das surpresas: a General Motors está embutida nos calcanhares da Toyota.

O principal campo de batalha onde estas disputas estão sendo travadas é a China, e esse mercado está observado alguns movimentos interessantes: a GM cresce mais rapidamente na China que a Volkswagen, e ambas crescem mais rapidamente na China que a Toyota.

As análises preliminares indicam que, no panorama global, a Toyota deve fechar o ano com 7.49 milhões de unidades vendidas, e a General Motors ligeiramente atrás, com apenas 65.000 carros a menos. Caso a GM consiga melhorar um pouco seus canais de distribuição e usar um pouco de criatividade em sua contabilidade, a GM poderia voltar a ser a maior montadora de automóveis do mundo em 2009.

Nesse quadro, a Volkswagen permaneceria em um sólido terceiro lugar, com 6.17 milhões de unidades vendidas, situação que permaneceria assim em 2010, ano no qual veríamos nova disputa entre Toyota e GM pela primeira posição.

Fonte: Das Autohaus

Veja mais notícias sobre carros acessando: www.phenomveiculos.com.br/noticias